Primeiramente, o marketing digital nada mais é do que o marketing de qualquer produto ou serviço feito via internet. É um tipo de técnica de marketing da “nova era”, diferente dos sistemas convencionais ou tradicionais de marketing.
Ele oferece a vantagem de monitorar todos os aspectos relacionados à sua estratégia. E é claro que esse monitoramento pode ser realizado em tempo real.
O boom de sites de redes sociais nos últimos anos tem atraído mais e mais pessoas para seus desktops e dispositivos móveis. De acordo com pesquisas recentes, estima-se que um usuário ativo do Facebook gasta, em média, uma hora por dia no Facebook.
Por isso, a Internet se tornou uma parte indispensável da vida de muitos. Sendo assim, o marketing digital também explora esta situação ao máximo.
Suas técnicas são implementadas por vários meios. Elas fazem uso de buscadores como Google e também adotam métodos como e-mail marketing, criação de sites, banners, redes sociais etc.
Vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional
Conforme falamos anteriormente, a maior vantagem do marketing digital é que ele facilita o escopo de monitoramento de campanhas online, o que de outra forma não é possível no caso das técnicas de marketing tradicionais, como a OOH.
Além disso, você pode fazer a análise de sua campanha online desde o início e pode determinar seu progresso também em tempo real. A análise em tempo real pode ser feita em questões relacionadas à determinação do tráfego para o seu site, conhecendo as taxas de conversão e muitos outros.
Bem como, criação de consultas, geração de visitantes, alcance de seu público-alvo, possibilidades de branding e muitos outros benefícios associados ao marketing digital. Depois de implementar uma campanha no sistema de marketing tradicional, é difícil realizar ajustes ou outras opções de personalização.
Exposição mundial – As informações que você compartilha podem ser acessadas de qualquer parte do globo. Até você pode determinar ou fazer uma preferência sobre os locais de destino.
Em comparação com o marketing tradicional, o custo de criação de uma campanha digital é muito menor.
Por fim, para implementar uma campanha de marketing digital, os seus requisitos essenciais são um computador, uma ligação à Internet e um conhecimento profundo em marketing digital.