Primeiramente, o marketing digital nada mais é do que o marketing de qualquer produto ou serviço feito via internet. É um tipo de técnica de marketing da “nova era”, diferente dos sistemas convencionais ou tradicionais de marketing.
Diferencia-se do marketing tradicional pelo fato de que ele oferece a vantagem de monitorar todos os aspectos relacionados à sua estratégia. E é claro que esse monitoramento pode ser realizado em tempo real.
Hoje em dia, as pessoas gastam muito tempo na Internet. O boom de sites de redes sociais nos últimos anos tem atraído mais e mais pessoas para seus desktops e dispositivos móveis.
De acordo com pesquisas recentes, estima-se que um usuário ativo do Facebook gasta, em média, uma hora por dia no Facebook. As pessoas hoje em dia passam mais tempo na internet em comparação com a década passada. A Internet se tornou uma parte indispensável da vida de muitos. O marketing digital também explora esta situação ao máximo.
As técnicas de marketing digital são implementadas por vários meios. Essas técnicas fazem uso de buscadores como Google e também adotam métodos como e-mail marketing, criação de sites, banners, redes sociais etc.
Vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional
Conforme falamos anteriormente, a maior vantagem do marketing digital é que ele facilita o escopo de monitoramento de campanhas online, o que de outra forma não é possível no caso das técnicas de marketing tradicionais, como a OOH, por exemplo.
Você pode fazer a análise de sua campanha online desde o início e pode determinar seu progresso também em tempo real. A análise em tempo real pode ser feita em questões relacionadas à determinação do tráfego para o seu site, conhecendo as taxas de conversão e muitos outros.
Criação de consultas, geração de visitantes, alcance de seu público-alvo, possibilidades de branding e muitos outros benefícios associados ao marketing digital. Depois de implementar uma campanha no sistema de marketing tradicional, é difícil realizar ajustes ou outras opções de personalização.
Além disso, as informações que você compartilha podem ser acessadas de qualquer parte do globo. Até você pode determinar ou fazer uma preferência sobre os locais de destino.
Em comparação com o marketing tradicional, o custo de criação de uma campanha digital é muito menor.
Para implementar uma campanha de marketing digital, os seus requisitos essenciais são um computador, uma ligação à Internet e um conhecimento profundo sobre o tema.